Inteligência Artificial em alta e Inteligência Emocional em baixa

Inteligência Artificial em alta e Inteligência Emocional em baixa

O mundo todo falando sobre Inteligência Artificial, enquanto muitas pessoas estão se sucumbindo por falta de Inteligência Emocional. Será que estamos diante de uma uma evolução ou involução humana?

Pesquisas indicam que quanto maior é a Inteligência Intelectual, menor é a Inteligência Emocional…O fato é que há muito tempo estamos falando de Inteligência Artificial, que é cada vez mais presente no nosso dia-a-dia e também um caminho sem volta. Os robôs, os chat bots, tecnologia 5G, os carros autônomos e as novas formas de se (re) inventar, tudo acontecendo muito rápido.

Ao mesmo tempo, tem-se falado muito de problemas e doenças emocionais que afetam diretamente a Inteligência Emocional de uma pessoa. Basta ver as notícias na TV ou observar o comportamento de pessoas que conhecemos de longe, mas que podem estar bem perto de nós também. Depressão, síndrome de burnout (esgotamento profissional), entre outras doenças psicossomáticas, não escolhem o rosto, o bolso, o corpo e nem o quanto de sucesso e fama uma pessoa tenha. Entre tantos outros problemas que extrapolam o nosso entendimento humano, que estão destruindo vidas de forma violenta.

  • O fato é que se trouxermos para a área profissional, uma pessoa com baixa IE não consegue usar o seu talento e inteligência ao máximo e nem se relaciona de forma equilibrada com as pessoas.
  • Além disso, são vítimas das circunstâncias e não protagonistas da própria história.
  • Sua autoestima é baixa, assim como sua flexibilidade para mudanças.
  • E seus resultados estão sempre aquém do que gostaria de ter, pois simplesmente se coloca na posição de coadjuvante e não como líder de si mesmo.

💣Infelizmente muitas pessoas desconhecem seu ponto de equilíbrio e se tornam uma bomba relógio, prestes a explodirem. A baixa Inteligência Emocional cega o indivíduo e ele acha que está sempre certo e que a culpa é do outro…Mas nesse caso, a culpa é tão somente da falta de autoconhecimento e isso reflete na vida pessoal e profissional. A partir do momento em que nos vemos, é impossível deixarmos de nos ver, mas é preciso coragem e um respeito profundo consigo mesmo. A partir do autoconhecimento profundo é possível reconhecer emoções que causam todos os problemas acima mencionados e eliminar as causas de vez com a ajuda de profissionais especializados.

Como você lida com suas emoções diante de uma adversidade?

Você é reativo diante de uma situação problemática ou pensa com cautela?

De 0 a 10, o quanto você se posiciona diante de um novo desafio?

Como recebe as más notícias ou notícias que não te agradam?

Eu não sei o que você respondeu acima e como isso tem refletido nos resultados das diversas áreas de sua vida e principalmente nos âmbitos pessoal e profissional, mas se alguma dessas respostas estiver impactando a sua vida de forma negativa, talvez seja a hora de parar e ter um encontro consigo mesmo.

O AUTOCONHECIMENTO é o primeiro estágio para melhorar o POSICIONAMENTO de um indivíduo na sua vida pessoal e/ou profissional. Sem isso, o SER não se reconhece, o FAZER não se estabelece e o TER não se merece. É como se alguém estivesse tentando subir a escada e não passasse do primeiro degrau.

Posicione-se! 🔝 Invista no seu autoconhecimento, seja o protagonista da sua própria história! Desenvolva o poder da sua inteligência multifocal e do autoconhecimento.

________________________________________________________________________

.

Sobre o Autor

Patrícia administrator

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.